sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_Z7

A importância de cobrir Grandes Eventos

Planejar e a executar coberturas jornalística de eventos em sala de aula dá um embasamento mais prático a quem estuda Rádio. Claro que existe uma preparação para o trabalho. A forma de se comportar numa entrevista, preparar pautas completas, fazer maiores produções e edições de programas não só servem de base para a cobertura em si, como também ajudam para a execução de trabalhos futuros.

Preparar o estudante cada vez mais cedo é tentar adequá-lo a uma realidade que está cada vez mais próxima de nós. As exigências estão crescendo ainda mais. O jornalista da TV Globo, Carlos Nascimento (in PARADA: 2000), afirma que "Dos novos profissionais, exige-se conhecimento, cultura, domínio do veículo, ousadia e profissionalismo. Nada diferente do que já consagrou dezenas de gerações de profissionais do rádio no Brasil".

Como os estudantes passam por todas as fases de produção do programa, da pauta à edição, o aprendizado e o conhecimento do veículo rádio vai ser mais rapidamente assimilado.

O diretor de Jornalismo da Rádio Bandeirantes - SP, Marcelo Parada, afirma que "O trabalho em edição dá ao profissional uma visão geral do processo de produção e também a respeito da infinidade de assuntos. Para quem está em início de carreira, um lembrete: quem fez edições e textos de forma sistemática por um período e depois, torna-se repórter, geralmente tem um desempenho superior ao daquele que não passou por esse tipo de 'treinamento' ".

Dessa forma, os estudantes aprendem, num trabalho prático como esse, a construir pautas cada vez mais completas, a produzirem melhor as reportagens, bem como editá-las e construir bons textos sistematicamente, o que fornece base aos alunos não só para as cadeiras a seguir (Rádio III, Rádio IV e Projeto Experimental em Rádio, para quem optar por esse veículo), como também para as experiências de mercado.
Vamos dividir cada fase da cobertura em tópicos:

Preparação: A primeira parte do trabalho é preparar os alunos, mostrando o que é esse planejamento de cobertura, bem como mostra os depoimentos de alunos que já passaram por isso, bem como a apresentação de programas gravados de anos anteriores.

Divisão: Por sorteio, os alunos são divididos em quatro funções: pauta, produção, reportagem e edição.

Reunião de Pauta: Os pauteiros das três turmas se juntam e vão dividir as coberturas, para evitar que aconteçam coincidência de pautas.

Preparação e entrega de pautas: As pautas, depois de determinadas, são preparadas após uma minuciosa apuração dos dados e pré-produção.

Preparação de produtores e repórteres: É fundamental que as duplas estejam bastante entrosadas, para que o trabalho seja o melhor possível. Durante as aulas da semana, os estudantes são preparados através de mini-reportagens feitas na própria Universidade.

Preparação para a cobertura: De posse do material, como pautas, pilhas, fitas, gravadores, os produtores e repórteres ficam municiados para a cobertura.

A Cobertura: Os produtores e repórteres cumprem as pautas (duas ou três, geralmente) e após prestarem contas do que realizaram, na aula seguinte entregam um relatório de participação e cumprimento de pautas, além de uma decupagem (transcrição) das fitas.

Edição e Montagem: De posse das fitas, das pautas, das decupagens e dos relatórios, as equipes de edição, já devidamente orientada, começam a preparar os scripts dos programas. Enquanto isso, os locutores e as músicas são selecionadas para a gravação final.

Gravação: De posse dos scripts e das músicas escolhidas, a equipe de edição começa a gravar com pelo menos dois locutores (um para fazer a abertura/passagem/encerramento e outro para apresentar o programa em si). Uma opção de apresentar o programa é um casal de locutores (além o da abertura, claro). Sem esquecer que o operador técnico também precisa de uma cópia do script para ele.

Apresentação/Avaliação: Com os programas gravados, é hora de analisar os aspectos positivos e negativos do resultado obtido. Para a maioria dos estudantes, é a primeira cobertura prática da vida deles, daí a importância de todos os aspectos citados.

Fonte: PARADA, Marcelo. Rádio - 24 Horas de Jornalismo

Nenhum comentário: