Algumas Regras de Edição de Texto
SUÍTES = No Jornalismo, suíte é a continuidade dada à cobertura de um fato que se desenvolve por vários dias. A cada notícia sobre esse acontecimento, buscamos o novo sem deixar de situar o ouvinte a respeito do que ocorreu anteriormente.
ABREVIATURAS = No texto de rádio não são admitidas em nenhuma hipótese.
ALTERAÇÕES = No texto de rádio, não se deve escrever textos com alterações, ou seja, com a presença de palavras iniciadas pelas mesmas letras ou sílabas.
Exemplo:
LOC: O PARTIDO POLÍTICO DO PREFEITO DE PONTA PORÃ.
CACOFONIAS = Acontece quando sílabas de palavras diferentes e em seqüência se unem lembrando o som de um terceiro vocábulo, geralmente de som desagradável ou obsceno.
Exemplos:
Buscar alho
Uma mão
Triunfo da
Por cada
Paraninfo da
Nunca gostou
Música gaúcha
Marca gol
Conforme já
Vem sendo
EXPRESSÕES QUE DIMINUEM O IMPACTO DA NOTÍCIA = A notícia em rádio é sempre a mais atual possível, portanto, expressões que envelhecem o fato ou não trazem nada de novo devem ser evitadas.
Exemplos:
ONTEM
PERMANECER
MANTER
CONTINUAR
CONJUNÇÕES = As conjunções POIS e PORÉM devem ser evitadas por serem pouco coloquiais e nada eufônicas, não soam bem. Já a conjunção adversativa MAS é muito confundida com o adjetivo MÁS (feminino de "MAUS") e com o advérbio MAIS.
FRASES NEGATIVAS = As frases afirmativas são preferíveis à negativas, porque expressam uma idéia com mais força e impacto.
ORAÇÕES INTERCALADAS = Quebra o ritmo da frase e separa o sujeito do verbo e seus complementos. A atenção exigida para compreender a frase é maior do que em onde não há orações intercaladas.
RIMAS = Devem ser evitadas. Em expressões como:
10 POR CENTO DE AUMENTO
A ELEVAÇÃO DA INFLAÇÃO
Fonte: FERRARETTO, Luiz A. No ar, Rádio: O veículo, a História e a Técnica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário