A Reportagem
É a base do Radiojornalismo, relacionada com as demais atividades jornalísticas da emissora. A mobilidade do rádio permite que o fato seja transmitido no momento da ocorrência. Os limites não estão delimitados no Código de Ética. Uma hora, vemos que a privacidade dos entrevistados deve ser respeitada. Depois, o código afirma que o repórter deve divulgar tudo que é de interesse público. Onde começa e termina os direitos e deveres? Cada reportagem é um caso.
Os Integrantes da Reportagem:
Pauteiro: Ele lê constantemente, uma leitura e tradução que implica na seleção, projeção, diagnóstico e capacidade de produzir o Futuro da Notícia. Deve estar constantemente sintonizada com as fontes e o meio jornalístico na troca de informações.
Repórter: Prossegue na pauta, leitura e tradução. Também apura/ coleta dados e depoimentos das fontes. Prossegue na percepção e traduz a seu modo os acontecimentos, bem como a repercussão . Presta contas ao editor ou ao chefe de reportagem.
Fontes: Desempenham importante papel para a qualidade da notícia ou do noticiário, através da ligação com o repórter.
Notícia: Corre o risco de ser alterada antes da edição final ou até mesmo de desaparecer. Cabe ao repórter tomar cuidado para que isso não aconteça.
Ouvinte: Faz parte de uma rede que interpreta, traduz e forma opiniões, quando recebe a notícia com o devido tratamento.
Fontes: HENN, Ronaldo. Pauta & Notícia
PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo Jovem Pan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário