A Edição
Editar em rádio requer "engenho e arte". Tem como finalidade dar concisão, ou seja, o maior número de informações no menor tempo possível, além de tornar o texto nítido, coerente e "bem temperado". Fazer a edição em rádio é montar uma matéria depois de selecionar, ordenar e emendar trechos da gravação.
Como um artesão, o editor deve "limpar" a matéria, eliminando o que for desnecessário ao entendimento, e dar "um brilho", redigindo um bom texto que tenha nitidez, coerência e que seja interessante. Abaixo, as principais recomendações que o editor deve seguir:
- Leia com atenção o relatório deixado pelo repórter
- Verifique a qualidade sonora da entrevista
- Avalie o que é essencial à compreensão da matéria
- Selecione os melhores trechos da gravação
- Estabeleça uma hierarquia entre as idéias contidas na entrevista
- Faça o corte do que for supérfluo, as repetições desnecessárias, as respostas vagas ou confusas, os palavrões, as falhas técnicas e os longos silêncios.
- Não corte um trecho de bom conteúdo só porque contém vacilações na voz. Elas dão um tom espontâneo à matéria editada.
- Não introduza uma resposta cheia de frases bonitas, porém vazia, que não contenha uma informação ou esclarecimento.
- Ao extrair partes da entrevista, tome cuidado para não modificar a idéia que o entrevistado quis transmitir. Uma frase pode adquirir outro sentido, se estiver incompleta. É preciso não desvirtuar a palavra do entrevistado, para não comprometer a credibilidade da emissora. É péssimo para o repórter e horrível para a estação.
- Cuidado, ao emendar trechos, com ruídos de rua ou música ao fundo.
- Emende um trecho a outro, verificando se há relação de uma idéia com a seguinte. Se não houver, intercale um pequeno texto para o locutor, relacionado com a idéia anterior e que seja um gancho para a que vem a seguir. O texto precisa dar coerência às partes, tornando a matéria bem "redondinha".
- Seja repetitivo nas idéias básicas.
- Dados comparativos e porcentagens devem ser colocadas no texto.
- Preste atenção na pronúncia do nome do entrevistado e nas palavras desconhecidas que aparecerem, para que elas sejam corretamente redigidas. Escreva a pronúncia correta numa rubrica para o locutor, para que ele não pronuncie o nome do entrevistado erradamente.
- Se a matéria foi pautada durante a reunião de pauta e se o editor faltou a ela, deve estar a par do que foi discutido, do enfoque que deve ser dado, tamanho e posição da editoria com relação ao assunto.
Fonte: PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo Jovem Pan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário