sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_Z5

Radiojornalismo Esportivo

O Departamento de Esportes é um dos mais prestigiados dentro do rádio. As regras que até agora citamos valem também para a área esportiva. O diferencial fica na coloquialidade da linguagem (coloquialidade aqui, não significa o excesso de clichês). As transmissões esportivas são sempre ao vivo, mais dinâmicas e esponâneas.

Algumas recomendações para o radiojornalista de Esportes:

- Existe o ouvinte distante do local dos jogos e o presente no estádio com um radinho a tiracolo. Ambos querem informações rápidas e consistentes. Mas de nada adianta notícias rápidas se elas não têm consistência. Mais vale atrasar um pouco a informação do que transmitir uma "encheção" de lingüiça.

- A transmissão deve refletir o clima do estádio através da ambientação verdadeira e da precisão e rapidez das informações, sem usar palavras ou frases de efeito.

- Repórter é repórter; narrador é narrador; comentarista é comentarista. Parece óbvio, mas muitos profissionais se esquecem das funções e emitem opiniões, baseados na "experiência". O repórter informa, o narrador descreve a partida e o comentarista faz a análise do jogo. E, claro: informação é informação e opinião é opinião.

- As transmissões têm musicalidade direta das quadras e dos campos. Músicas da torcida, charangas, devem fazer parte da ambientação para que o ouvinte seja estimulado pela vibração presente.

- Transmissão esportiva é pra ser feita com informalidade e com linguagem correta, para não cair no erro, na hora de improvisar.

- Nomes estrangeiros devem ser padronizados para não confundir a cabeça do ouvinte.

- Contagem esportiva se fala assim:

1 segundo e nove centésimos

1 segundo e oito décimos

1 segundo e 83 milésimos

1 minuto, oito segundos e 76 décimos
- Observe a lista de clichês que devem ser evitados:

O balão passou rente ao poste
Tarde propícia para a prática do futebol
O esquadrão tricolor
Ele foi mais cedo para o chuveiro
O mau tempo reinante prejudicou a partida
No fundo do barbante
E assim, o melhor craque em campo falou à nossa reportagem
Biombo humano
Um chocolate de 7 tentos a 0
E o Náutico sagrou-se campeão mais uma vez
As fortes chuvas prejudicaram o gramado
Essa jogada foi bater lá na Ilha do Retiro
O time está sonolento em campo
Faz um calor senegalesco aqui no Estádio
Foi o momento crucial da partida

- Usar um diário de uma forma competente. Não apenas para marcar os jogos, mas também para acompanhar o dia-a-dia dos fatos. Um exemplo fictício: Angel é um dos atacantes do time mais popular da cidade e no último dia 1º sofreu uma distensão muscular e a previsão é de que ele fique três semanas sem jogar. Imediatamente, você registra o caso na página referente ao dia 22 (três semanas depois). E lá para o dia 20, 21, você pergunta ao técnico como Angel está e quando ele volta. O técnico certamente vai ficar impressionado com a sua capacidade de "estar por dentro" dos acontecimentos.

- Formar uma agenda de contatos é muito bom para formar uma rede de informações e contatos.
Fonte: CHANTLER, Paul & HARRIS, Sim. Radiojornalismo PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo Jovem Pan

Nenhum comentário: