sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_C

Por que os ouvintes ligam o rádio?

De acordo com pesquisas citadas no livro Radiojornalismo, de Paul Chantler e Sim Harris, o público considera o rádio como a fonte mais pura de informações jornalísticas, devido à rapidez da transmissão das notícias. Essa credibilidade acontece também por causa do fato de que as notícias no rádio são geralmente sintéticas, sem arrodeios.

O rádio é o melhor meio para estimular a imaginação. Como o imaginário não tem limites, as "imagens" criadas têm o tamanho que a gente quiser. Outro aspecto que não podemos deixar passar é que o rádio é um meio muito pessoal. É como se o locutor tivesse conversando com uma pessoa, ao contrário da TV, que fala para milhões.

Por conta do que foi citado anteriormente, os ouvintes não ligam o rádio à toa. Eles clicam o rádio para procurar alguns dos itens relacionados abaixo:

* Hora certa = Milhões de pessoas ligam o rádio todos os dias atrás dessa simples e preciosa informação. Logo cedo, quando os ouvintes acordam e se arrumam para irem ao trabalho, a hora deve ser informada de minuto em minuto.

* Emergências = Falta de energia, alagamentos, engarrafamentos no trânsito, acidentes, incêndios, salvamento de uma pessoa em perigo, etc. É o que acontece "aqui e agora".

* Denúncias = O Jornalismo Investigativo desperta a atenção dos ouvintes, gera novas denúncias e diferencia o conteúdo.

*Atos do Governo = Tudo que as autoridades fazem (ou não) e que tem impacto na vida do ouvinte (aumento de impostos, mensalidade escolar, aposentadorias, etc.), deve ser noticiado e explicado.

* Conflitos e debates = Tudo o que muda na vida das pessoas deve ser debatido e discutido. E se o tema for polêmico, melhor ainda. Essa profunda troca de idéias pode acontecer sem passarmos para o sensacionalismo.

* Saúde = Novidades da Medicina, novos remédios, tratamentos, sintomas das doenças, qualidade de vida, tudo isso deve ser falado no rádio, com as informações de fontes seguras e sem o perigo de transformar o estúdio num consultório.

* Reclamações dos Ouvintes = Especialmente aquelas em que se digam respeito a uma comunidade (falta d'água, rua esburacada, poste apagado,etc.) e as respostas devem ser buscadas (leia-se: Compesa, Celpe, telefonia fixa, etc.)

* Soluções = Mostrar simples resoluções de problemas aparentemente impossíveis de solucionar é outra missão do rádio, que se torna útil.

* Previsão do Tempo = Indispensável 24 horas por dia o noticiário regular das condições climáticas. Muitos ouvintes se baseiam na previsão do tempo para escolherem a roupa, o itinerário e a hora de sair.

* Esportes = O ouvinte se interessa pelo noticiário esportivo, especialmente o futebol. A transmissão de partidas, o placar, a entrevista com atleas e treinadores também são fundamentais.

* Trânsito = Obrigatório. Milhões de motoristas estão nos carros e só têm o rádio para se informarem sobre a escolha de caminhos alternativos.

Fonte: PARADA, Marcelo. Rádio - 24 horas de Jornalismo
CHANTLER, Paul & HARRIS, Sim. Radiojornalismo

Nenhum comentário: