A primeira redação de Radiojornalismo
O lançamento do transístor, em 1947, nos Estados Unidos e no Brasil, em 1948, também influenciou o Radiojornalismo Brasileiro. A construção de Brasília, a eleição e renúncia de Jânio Quadros, além do governo de João Goulart, foram alguns dos fatos nacionais cobertos pela equipe da Rádio Nacional, comandada por Heron Domingues.
A Seção de Jornais Falados e Reportagens foi a primeira redação de Jornalismo de Rádio montada no Brasil. Era formada por quatro redatores, um chefe de reportagem e um colaborador do noticiário parlamentar (naquela época, o Rio de Janeiro ainda era a Capital da República).
A experiência pioneira adaptou para o rádio a rotina e a hierarquia próprias de uma redação de jornal impresso. O material que ia ao ar era resultado principalmente da reportagem local e das notícias recebidas de serviços noticiosos como a Agência Nacional, a Asapress e a UPI.
O trabalho dessa primeira equipe de jornalistas de rádio permitiu a criação, em 1953, da Rede Nacional de Notícias. Era um serviço de retransmissão em ondas curtas dos jornais falados da Rádio Nacional do Rio por emissoras de todas as regiões do País.
O estilo de jornal falado desenvolvido pelos profissionais liderados por Heron Domingues consolidou o formato mais tarde adotado pela maioria das emissoras brasileiras: a apresentação das notícias divididas em blocos como Política, Economia, Esportes, Cidades, Internacional e Previsão do Tempo.
Fonte: COSTA, Gilberto e NOLETO, Pedro (coord.). Manual do Radialista que
cobre Educação - Projeto Nordeste - MEC/ Unicef .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário