sábado, 28 de março de 2009
Rádio_Manual_A
Ficha Rádio II – 01
O Radiojornalismo
Com o surgimento da Televisão em 1950, o rádio brasileiro precisou redefinir a programação, pois estava diante do alerta do desaparecimento. Isso porque praticamente toda a verba publicitária e a maior parte do elenco se transferiram para o meio televisivo. Enquanto isso, o Rádio precisava se renovar e dali por diante, conta sempre com uma arma poderosa: o Jornalismo.
O veículo tem um tripé que serve à população mais rápido e melhor do que outros veículos de Comunuicação: interatividade, imediatismo e prestação de serviços. E desde sempre. Além do mais, o brasileiro convive mais com o rádio do que com a TV, pois segundo o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), as pessoas passam 17% mais tempo com o rádio do que com a TV.
O imediatismo do veículo é favorecido também por dois aspectos técnicos: um único profissional, munido de um gravador e um telefone celular, dá a notícia em primeira mão. E o rádio é portátil, chega aos locais onde a TV não alcança, "anda" no carro, vai aos jogos de futebol e chega aos confins do interior, onde não há energia elétrica.
Para fazer Radiojornalismo da melhor maneira possível, é preciso uma série de habilidades: agilidade na busca e apuração de informações, feeling para editar as reportagens, redação rápida e eficiente das notícias, e, acima de tudo, saber receber as informações para transformá-las bem em notícias.
Fonte: site Mídia Rádio
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