sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_Q

Dicas úteis para o Repórter -

Antes de sair para a entrevista, verifique o funcionamento do gravador, se ele tem pilhas novas, se as fitas estão na posição correta e se foi feito o teste de voz

- O entrevistador deve ter o tema bem claro. Se não o conhece, deve antes se inteirar do assunto. O entrevistado deve ser selecionado em função do tema

- As perguntas a serem feitas devem obedecer a uma ordem lógica. Formular um roteiro de perguntas ajuda muito.

- Nas entrevistas gravadas não devemos parar a gravação a não ser em casos graves: erros crassos, acusações levianas ou explicações quilométricas.

- Esquematize com antecedência a entrevista, tanto com o entrevistado, quanto com o tema.

- Trate o entrevistado por "senhor" ou "senhora"
Exceções: "Doutor", para médicos, advogados, juízes e quem fez doutorado
Tratamento coloquial para artistas, atletas, estudantes e crianças

- A surpresa é a grande arma da entrevista. Se necessário, mostre as perguntas ao entrevistado.

- Antes de começar a gravar, avise ao entrevistado que você vai fazer a marcação, um recurso para facilitar a edição de áudio. Na marcação, identificamos o cargo e o nome do entrevistado

- Marcação: "Atenção, edição, gravação com a cantora Ivete Sangalo..."

- Outro estilo de marcação: "1, 2, 3... gravação com Ivete Sangalo..."

- Produza a entrevista, entrando em contato com o entrevistado, pessoalmente ou por telefone, seja pontual e espere com paciência. Vá com boa aparência, seja educado, astuto e capte os pontos negativos.

-As perguntas não podem ser fechadas demais, pois assim as respostas são no máximo "sim" ou "não".

- A primeira pergunta deve ser abrangente (mas nem tanto), e depois, faça os questionamentos das perguntas mais importantes às menos importantes.

- Motive bem o entrevistado, que você vai colher o melhor possível.

- Fique atento às respostas, a fim de você pegar "ganchos" para as perguntas seguintes e para não fazer perguntas já respondidas.

- Se mostre neutro, por mais opiniões formadas que você tenha sobre o assunto. No Jornalismo Especializado, você pode insinuar de que lado está.

- Não faça muitas perguntas de uma só vez.

- Tenha sempre na cabeça que a figura central de uma entrevista é o entrevistado. Ele gosta de saber que você entrende o assunto, mas quer ser o centro das atenções.

- As interrupções (apartes) devem ser feitas na hora precisa.

- Nunca seja indiscreto. Quase sempre acontecem incidentes graves, provocando até mesmo a retirada do programa, quando é ao vivo.

- Nas entrevistas gravadas, o tempo da entrevista depende do repórter, mas se o entrevistado se alongar, a edição corta o que for desnecessário.

- Em noticiosos, é necessário que o repórter anuncie o entrevistado várias vezes, porque esse cuidado vale para os ouvintes que ligam o rádio depois da entrevista ter começado.

- Não esqueça de, ao final da entrevista, agradecer ao entrevistado e se possível, ceda o microfone para qualquer declaração complementar, despedidas ou agradecimentos à audiência.

Fontes: LIMA, Zita de Andrade. Princípios e Técnicas de Radiojornalismo
LODI, João Bosco. A Entrevista

Nenhum comentário: