sábado, 28 de março de 2009

Modelo_Debate 3

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
JORNALISMO
RÁDIOJORNALISMO II
ALUNOS: Anamaria Lima, Ivson Menezes, Thaís Nóbrega

DEBATE SOBRE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

SCRIPT
LOC: BOA TARDE OUVINTES. EU SOU IVSON MENEZES E NO PROGRAMA DE HOJE NÓS VAMOS DEBATER SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. NO ESTÚDIO, A COORDENADORA E PSICÓLOGA DA ONG GESTOS, TÂNIA TENÓRIO E O ADVOGADO E COORDENADOR ADJUNTO DO CENTRO DOM HELDER CÂMARA DE ESTUDOS E AÇÃO SOCIAL (CENDECH), MARCELO SANTA CRUZ. BOA TARDE!
LOC: A REPÓRTER ANAMARIA LIMA FOI ÀS RUAS DO CENTRO DA CIDADE PARA SABER A OPINIÃO DAS PESSOAS SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.
TEC: RODA ENQUETE
LOC: AS PESSOAS QUE DEFENDEM A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL ACREDITAM QUE OS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI NÃO RECEBEM A PUNIÇÃO DEVIDA. PARA ELES, O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É MUITO TOLERANTE COM OS INFRATORES E NÃO INTIMIDA OS QUE PRETENDEM TRANSGREDIR A LEI. OS QUE COMBATEM AS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO PARA REDUZIR A MAIORIDADE PENAL ACREDITAM QUE ELA NÃO TRARIA RESULTADOS NA DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E SÓ ACENTUARIA A EXCLUSÃO DE PARTE DA POPULAÇÃO
LOC: BOA TARDE TÂNIA, QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL?
LOC: E A SUA OPINIÃO MARCELO ?
LOC: TÂNIA, OS QUE DEFENDEM A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL ARGUMENTAM QUE SE A LEGISLAÇÃO ELEITORAL CONSIDERA QUE SE UM JOVEM DE DEZESSEIS ANOS TEM DISCERNIMENTO PARA VOTAR, ELE TAMBÉM TEM IDADE SUFICIENTE PARA RESPONDER DIANTE DA JUSTIÇA POR SEUS CRIMES. COMO A SENHORA ANALISA ESSE ARGUMENTO?
LOC: EM PAÍSES COMO ESTADOS UNIDOS E INGLATERRA NÃO EXISTE IDADE MÍNIMA PARA A APLICAÇÃO DE PENAS. NESSES PAÍSES SÃO LEVADAS EM CONTA A ÍNDOLE DO CRIMINOSO, TENHA A IDADE QUE TIVER, E SUA CONSCIÊNCIA A RESPEITO DA GRAVIDADE DO ATO QUE COMETEU. EM PORTUGAL E NA ARGENTINA, O JOVEM ATINGE A MAIORIDADE PENAL AOS 16 ANOS. NA ALEMANHA, A IDADE-LIMITE É 14 ANOS E NA ÍNDIA, 7 ANOS. POR QUE NO BRASIL É DIFERENTE MARCELO?
LOC: LEMBRAMOS QUE NO PROGRAMA DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA O DEBATE SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL.


LOC: SEGUNDO A AUTORA DO LIVRO EDUCAR SEM CULPA, TÂNIA ZAGURY, ENTRE OS ADOLESCENTES É COMUM PERÍODOS DE SERENIDADE SUCEDEREM-SE A OUTROS DE EXTREMA FRAGILIDADE EMOCIONAL COM DEMONSTRAÇÕES FREQÜENTES DE INSTABILIDADE. ELES PODEM PASSAR DE UM ESTADO DE INFELICIDADE PARA OUTRO PLENO DE EUFORIA. TÂNIA, ISSO PODERIA EXPLICAR OS CASOS DE VIOLÊNCIA COMETIDOS POR ADOLESCENTES?
LOC: VAMOS PARA O INTERVALO E NO PRÓXIMO BLOCO CONTINUAREMOS A DISCUTIR SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL.
SEGUNDO BLOCO
LOC: VOLTAMOS A APRESENTAR O DEBATE. HOJE ESTAMOS FALANDO SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL. NO ESTÚDIO, A PSICÓLOGA E COORDENADORA DA ONG GESTOS TÃNIA TENÓRIO E O ADVOGADO E COORDENADOR ADJUNTO DO CENTRO DOM HELDER CÂMARA DE ESTUDOS E AÇÃO SOCIAL (CENDECH), MARCELO SANTA CRUZ.
LOC: MARCELO, VÁRIOS DEPUTADOS E SENADORES QUEREM COLOCAR EM VOTAÇÃO PROPOSTAS DE REDUÇÃO DA MAIORIDADE. E QUE TAMBÉM QUEREM AUMENTAR O PRAZO DE DETENÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI PARA ATÉ DEZ ANOS. O SENHOR ACREDITA QUE ESSAS MUDANÇAS SERÃO APROVADAS?
LOC: TÂNIA, QUAIS SÃO OS AVANÇOS, EM TERMOS DE POLÍTICA PÚBLICA, NO ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI? QUE EXPERIÊNCIAS POSITIVAS A SENHORA PODERIA CITAR?
LOC: INFELIZMENTE NOSSO TEMPO ESTÁ CHEGANDO AO FIM. VAMOS AS CONSIDERAÇÕES FINAIS.
LOC: MARCELO
LOC: TÂNIA
LOC: EU GOSTARIA DE AGRADECER A PRESENÇA DA COORDENADORA E PSICÓLOGA DA ONG GESTOS, TÂNIA TENÓRIO, E DO ADVOGADO E COORDENADOR ADJUNTO DO CENTRO DOM HELDER CÂMARA DE ESTUDOS E AÇÃO SOCIAL (CENDECH), MARCELO SANTA CRUZ QUE ESTIVERAM AQUI PARA FALAR SOBRE A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL. OBRIGADA A TODOS E UMA BOA TARDE.
TEC: RODA VINHETA FINALIZAÇÃO
LOC: O PROGRAMA TEVE APRESENTAÇÃO DE IVSON MENEZES. REPORTAGEM DE ANAMARIA. PRODUÇÃO DE ANAMARIA LIMA, IVSON MENEZES E THAIS NÓBREGA. PRODUÇÃO TÉCNICA MARCOS CAVALCANTI E SUPERVISÃO DE VLAUDIMIR SALVADOR.

Nenhum comentário: