A Redação de Notícias Radiofônicas
Notícias bem escritas são a base de um bom Jornalismo. Podemos ter grandes histórias, mas se tivermos qualquer dúvida se o ouvinte vai entender ou não, é melhor nem transmitir . Escrever para o Rádio é contar uma história para alguém, não fazer um discurso. Não é falar para muita gente, mas dizer a uma pessoa o que está acontecendo.
Precisamos escrever de uma forma clara, concisa, convincente e não "enrolada". Não devemos usar a linguagem dos impressos, muito menos uma linguagem sensacionalista. Mas não devemos ter medo de utilizar uma linguagem informal, pois muitas vezes, uma história se faz sozinha.
Precisamos nos lembrar de um detalhe fundamental: ESTAMOS REDIGINDO PARA O OUVIDO E NÃO PARA O OLHO. Em outras palavras: devemos escrever da memsa forma que a gente fala, claro que sem as gírias e as linguagens chulas. Quando redigir uma notícia, imagine que esse é um assunto discutido numa mesa de bar.
Antes de começar a escrever, a partir das apurações ou mesmo de um press-release, se pergunte: "Essa notícia é sobre o quê, mesmo?" , "por que essa notícia realmente vai interessar ao meu ouvinte?". Muitas vezes, isso ajuda a entender melhor as anotações ou o material "made in assessoria de imprensa". Dessa forma, a gente começa a redigir sem copiar o material que temos, mas escrever de forma clara e concisa, baseando-se nas informações que temos.
Fonte: CHANTLER, Paul & HARRIS, Sim. Radiojornalismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário