sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_M

A Pauta

Definimos pauta como "o ponto de partida para a transformação de um fato em notícia". Ela organiza à medida em que planeja edição, estipula condutas e orienta reportagem e edição, além de sugerir aspectos de acontecimento a serem desvendados, de acordo com o sistema de valores codificados no Jornalismo e na sociedade em que vivemos.

No Rádio, a pauta acaba tendo uma responsabilidade maior, pelo fato de o veículo ser ágil e rápido na transmissão de informações. O Manual de Radiojornalismo da Jovem Pan afirma que se pautar pelos jornais ou pela TV contraria os princípios básicos do Radiojornalismo "vivo e dinâmico".

A quantidade de informações que chegam a uma redação é tão grande, que é preciso analisar, selecionar e organizar todo o material. Vem daí a necessidade de fazer pautas, para que toda a equipe se oriente. Mas ninguém pode se esquecer que a pauta serve para aumentar as possibilidades de reportagens e não para limitá-las.

Os principais tipos de pauta são:

a) O que se vê da janela
É um tipo óbvio de pauta. Se a chuva está forte, o calor insuportável, o trânsito caótico, tudo isso rende pauta, pois tem causa e conseqüência. Como estão as ruas. Muitas vezes, enquanto um repórter vai cumprir uma pauta pré-estabelecida pela redação, se depara com um engarrafamento no meio do caminho. Já rende um flash, avisando que os motoristas evitem passar por tal avenida. E mais: provavelmente rende um segundo flash. Por que o trânsito está engarrafado? A rua pode estar em obras, ou então uma árvore pode ter caído, uma simples batida com danos materiais ou um acidente com vítimas.

b)Relatórios dos repórteres
Neles constam informações paralelas colhidas durante as reportagens, que devem ser encaminhadas ao pauteiro, assim como observações de rua que precisam de pesquisa e checagem antes de serem transmitidas. Por exemplo, um repórter vai cobrir um assassinato numa comunidade pobre. Alguns curiosos que ali estão aproveitam e falam pro repórter que o bairro está sem água há 15 dias ou mesmo a própria falta de segurança do local (que gerou o assassinato) rendem boas matérias.

c)Sugestões dos ouvintes
Por telefone ou mesmo ao vivo, os ouvintes fazem reclamações, sugerem reportagens e fazem denúncias. Mesmo que não sejam relevantes e de interesse público, devem ser ouvidas com muita atenção e respeito.

d)Made in Assessorias de Imprensa
As empresas particulares de Assessorias de Imprensa, as assessorias de empresas e órgãos públicos, bem como os free-lancers, costumam quase que diariamente mandar via fax ou internet sugestões de notas e/ou pautas, mandam convites para visitações (o chamado press-tour ), visitam as redações e sempre entram em contato com a redação. É recomendável a relação amigável com os assessores de imprensa, porque na maioria das vezes, são eles que servem de ponte quando as emissoras procuram os presidentes de órgãos públicos, empresários, políticos, etc. Não podemos esquecer que essa fonte é interessadíssima na divulgação dessas notícias.

e)O canal de serviços da emissora
Algumas emissoras mantêm departamentos de prestação de serviços, como a Rádio Jovem Pan, de São Paulo (Jovem Pan Serviços) e a Rádio Jornal (Sala do Povo). São considerados grandes fontes de pautas, pois o que é um simples apelo do ouvinte, pode render grandes pautas para reportagens, noticiários ou mesmo editoriais que mostrem a posição da emissora em relação a certos problemas.

f)Outros veículos
Ouvir a concorrência faz com que o radiojornalista desenvolva sensibilidade para perceber a qualidade da informação que está levantando e a partir do que ouviu, apura mais dados e chama a atenção da chefia para o que está coletando. A internet, outras rádios e os telejornais podem servir de sugestões.
g)As matérias já transmitidas
A continuidade das matérias, as conseqüências de matérias que foram ao ar: "como andam as investigações iniciais?", "quando é a próxima reunião?", etc.

h)Matérias de rotina
Datas comemorativas e seus desdobramentos, como por exemplo, a Páscoa, que geralmente rende as seguintes pautas: A Páscoa Cristã; a Páscoa Judaica (Pessach); eventos das igrejas Católicas e Protestantes; o comércio de peixes, frutos do mar, ovos de chocolate, vinhos, bredo, etc.; as diversas encenações da Paixão de Cristo; o que abre e o que fecha no feriado, etc.

Fonte: HENN, Ronaldo. Pauta & Notícia
PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo Jovem Pan

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