A Entrevista
Definimos como "uma matéria jornalística captada diretamente ao vivo ou mediante gravação em fita magnética, por meio de perguntas do entrevistador/ repórter a uma ou mais pessoas sobre temas da atualidade e de interesse generalizado". Existem três tipos de entrevista: Informativa, Opinativa e Biográfica:
Entrevista Informativa: É a procura de fatos, de dados objetivos, de matérias de valor jornalístico, mediante conversação com alguém bem informado em qualquer área: Política, Economia, Esportes, Educação, Ciências, Artes, etc.
Entrevista Opinativa: É a entrevista em que se busca a apresentação de idéias, a emissão de juízos e a sugestão de soluções. Tem caráter subjetivo, pois expressa um ponto de vista pessoal e discutível. Nesse caso, o ouvinte éw convidado a pensar, refletir e fazer o próprio julgamento. O entrevistado não precisa ser um especialista no assunto, mas deve estar bem informado.
Entrevista Biográfica: Expressa o perfil psíquico do entrevistado. Nesse caso, não é somente o assunto que interessa, mas como o entrevistado o trata (opiniões, sentimentos e reações). A importância está no interesse que o entrevistado desperta na audiência. Nesse caso, as funções da fala são importantes, principalmente a de apelo.
Quanto à forma de realização, existem quatro tipos de entrevista:
1. Individual exclusiva (um entrevistado para um repórter)
2. Individual coletiva (um entrevistado para vários repórteres)
3. Enquete (vários entrevistados para um repórter)
4. Debate ou Mesa-Redonda
Individual Exclusiva : Quando o entrevistado conversa ao microfone com um só repórter, para uma única estação ou cadeia de emissoras associadas.
Individual Coletiva: Quando são vários repórteres de emissoras diferentes
Enquete: Entrevista com diversas pessoas, abordados e ouvidos sem quaisquer discriminação profissional, sócio-econômica, etária, sexual, ideológica, etc.
Debate ou Mesa-Redonda: Os entrevistados representam um mesmo grupo social ou profissional e são autoridades no assunto enfocado. Nesse caso, o programa deve ser previamente elaborado. O(s) repórter(es) deve(m) formular a introdução e pelo menos a primeira pergunta. As perguntas podem ser preparadas, dependendo do tema. Mas existe o risco da entrevista parecer mecânica e muito elaborada, o que desmotiva o ouvinte. Tem casos em que o ouvinte participa. É preciso saber conduzir a mesa-redonda e que os entrevistados falem um de cada vez.
Fontes: LIMA, Zita de Andrade. Princípios e Técnicas de Radiojornalismo
LODI, João Bosco. A Entrevista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário