sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_K

O Texto Radiofônico

Deve ser escrito de forma clara e concisa. Devemos procurar seguir as normas descritas abaixo:

1) Ordem Direta:
SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTOS

Ex: LOC: SANTA CRUZ EMPATA COM O PETROLINA EM DOIS A DOIS.

Sujeito: Santa Cruz
Verbo: empata
Complementos: com o Petrolina em dois a dois.

2) Voz Ativa:
A utilização da voz passiva diminui o impacto da notícia por deslocar o foco do interesse do QUEM para O QUE:

Ex: LOC: OS EXÉRCITOS DA SÉRVIA E DA CROÁCIA RECOMEÇARAM OS COMBATES NA MANHÃ DE HOJE.

E não:

LOC: FORAM REINICIADOS HOJE OS COMBATES NO NORTE DA IUGOSLÁVIA PELOS SÉRVIOS E CROATAS.

3) Clareza:
Não misture idéias. Deixe a informação bem clara, para depois redigir outros dados da notícia.
4) Tempo Verbal:
Dê preferência ao presente do indicativo:

Ex:LOC: O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA VIAJA AMANHÃ AOS ESTADOS UNIDOS.

E não:

LOC: O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA VIAJARÁ AMANHÃ AOS ESTADOS UNIDOS.

5) Singular:
Evite formas no plural, prefira o singular:

Ex: LOC: A CHUVA PREJUDICA O TRÂNSITO NAS RUAS DO CENTRO DA CIDADE.

E não:

LOC: AS CHUVAS PREJUDICAM O TRÂNSITO NAS RUAS DO CENTRO DA CIDADE.

6) Texto Telegráfico:
Use o artigo para evitar a telegrafia:

Ex: LOC: OS METROVIÁRIOS DO RECIFE ENTRAM EM GREVE A PARTIR DA MEIA-NOITE DE HOJE. A DECISÃO FOI TOMADA AGORA HÁ POUCO DURANTE A ASSEMBLÉIA GERAL DA CATEGORIA.

E não:

LOC: METROVIÁRIOS EM GREVE. A CATEGORIA PARALISA SUAS ATIVIDADES A PARTIR DA MEIA-NOITE DE HOJE.

7) Cargos:
É sempre mais importante do que a pessoa:

CARGO + nome da pessoa ou CARGO + PARTIDO + NOME

Ex: LOC: O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA...

E não:

LOC: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA...

8) Pontuação:
Marque o ritmo das frases com vírgula( , ), ponto( . ), travessão( - ) e reticências(...).

9) Pontuação em barras:
É um sistema de pontuação alternativo ao sistema normal. Os dois não devem ser utilizados simultaneamente. Alguns locutores têm a leitura facilitada com a pontuação em barras:

- 1 barra equivale a uma vírgula
- 2 barras equivalem a um ponto
- 3 barras equivalem ao ponto final

10) Uso da caixa alta:
Tradicionalmente, o texto em rádio é escrito totalmente em caixa alta, mas algumas emissoras já estão aderindo ao sistema normal da escrita, só grafando em caixa alta os nomes próprios de pessoas.

11) Siglas
As mais conhecidas não precisam aparecer por extenso. Quando cada uma das letras for pronunciada, use o ponto ou o hífen para separá-las:

- Cut (Central Única dos Trabalhadores) = CUT
- Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) = UNICAP

- CGT (Central Geral dos Trabalhadores) = C-G-T
- UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) = U-F-P-E
12)Cabeçalho
Redija, no alto da página, um cabeçalho onde devem ser constados: título da matéria, crônica ou editorial; nome do programa; data em que vai ao ar e o nome do redator:

Ex:
MATÉRIA
PROGRAMA
DATA
REDATOR
INCÊNDIO
NOTÍCIAS DA HORA
16/ 08/ 1999
ANNA
RUBRICA:
TÉCNICA: IRAILDO
LOCUTOR: MARTIN

LOC: INCÊNDIO MATA DUAS CRIANÇAS NO CENTRO. ANDRÉ, DE QUATRO ANOS E LUÍS, DE TRÊS, ESTAVAM NO QUARTO E MORRERAM CARBONIZADOS. OS PAIS DAS CRIANÇAS, RICARDO E SAMANTA DA SILVA, AMBOS DE VINTE ANOS, NÃO SE FERIRAM. O PAI DOS MENINOS, RICARDO DA SILVA, COMENTA SOBRE O DESESPERO DE NÃO PODER SALVAR OS FILHOS:

TEC - ENTREVISTA - RICARDO DA SILVA - MD 1 - FAIXA 1 - 20"

D.I.: "É LASCA... A GENTE LUTA TANTO..."

D.F.:"...SÓ PODE SER CASTIGO"

LOC: A SUSPEITA DOS BOMBEIROS É QUE O INCÊNDIO FOI CAUSADO POR VAZAMENTOS DE GÁS DE COZINHA. O TENENTE DO CORPO DE BOMBEIROS, PEDRO SANTOS, AFIRMA QUE SE DEVE TER CUIDADO COM OS BOTIJÕES:

TEC - ENTREVISTA - TENENTE PEDRO SANTOS - MD 1 - FAIXA 2 - 12"

D.I.: "AS PAREDES DA COZINHA..."

D.F.:"...CRIANÇAS EM CASA"

13) Glossário do Cabeçalho
Retranca = Assunto da matéria contida na lauda
Rubrica = Recomendações ao locutor e/ou ao coordenador de redação

14) Evite erros na locução
Redija, falando baixo, como se o texto fosse lido no ar por você. Então você vai sentir o ritmo das frases, evitando assim, erros na apresentação.

15) Frases difíceis
Ao falar em voz baixa, verifique se certas combinações de palavras dificultam a locução. A combinação "todas as exigências" é exemplo de erro fatal no momento da locução. Logo, evite frases difíceis de pronunciar. Redija frases curtas, para que o locutor possa respirar.

16)Cortes
Evite cortar palavras para não atrapalhar a leitura. Do mesmo modo, ao mudar de página, evite cortar frases.

17) Passagens musicais
Devem ser assinaladas para auxiliar técnicos e locutores.

18) Interrogações
Antes de escrever frases interrogativas, deve haver um ponto de interrogação no começo da frase (a exemplo do idioma espanhol), além do ponto de interrogação normal:

EX: LOC: ( ? ) O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER ?

Isso, porque o locutor precisa ser avisado, com antecedência, da entonação que deve ser utilizada.

19) Palavras e nomes próprios estrangeiros
Devem ser sublinhados e a grafia correta com um asterisco ( * ). No alto da folha, escreva a pronúncia aportuguesada, onde devem constar todas as recomendações.

20) Numeração de folhas
As folhas das matérias devem ser numeradas. No final de cada uma delas, escreva (CONTINUA) ou (FIM).

21) Títulos de obras
Devem ser sublinhadas.

22) Citações e frases famosas
Devem ser aspeadas e não devem iniciar os blocos de texto.

23) Numerais
Os cardinais devem ser redigidos por extenso até o nove. A partir de 10, pode ser em arábico ou por extenso. Devemos redigir por extenso também as frações, porcentagens e algarismos romanos. E tem mais:

É assim que se deve redigir os números grandes:
380 MILHÕES, 220 MIL E 20 HOMENS

Mas se a última unidade for um ( 1 ) ou dois ( 2 ), redija por extenso para facilitar a concordância com o substantivo:
200 MILHÕES, 350 MIL, SESSENTA E DUAS PESSOAS

Evite o numeral ordinal acima do décimo:
AS COMEMORAÇÕES DOS TREZENTOS E CINQÜENTA ANOS DA UNIVERSIDADE DE HARVARD

* Imagine o locutor falando TRICENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO (350º), em vez de TREZENTOS E CINQÜENTA (350)

Em ordinais abaixo de 10:
SEXTA FESTA DO MILHO (e não 6ª Festa do Milho)

24) Contagem de tempo
DUAS HORAS, 35 MINUTOS E OITO SEGUNDOS

25) Datas
17 DE SETEMBRO DE 1997 (e não 17/09/1997)

26) Horários
ÀS DUAS DA TARDE (e não 14 horas)

27) Telefones
TRÊS, DOIS, TRÊS, UM, CINCO, NOVE, DOIS, OITO (e não 3231.5928)

28) Dinheiro
DOIS MIL E CEM REAIS (e não R$ 2.100,00)


29) Porcentagem
VINTE E SETE VÍRGULA CINCO POR CENTO (e não 27,5%)

30) Unidades Estrangeiras
Sempre usadas ao lado dos correspondentes brasileiros:
MIL DÓLARES, O EQUIVALENTE A TRÊS MIL E SEISCENTOS REAIS.

31)Acentuação
Muita atenção, pois qualquer acentuação incorreta faz o locutor errar feio durante a leitura.

32)CADA LINHA EQUIVALE CINCO SEGUNDOS DE LEITURA NO AR

33)CADA BLOCO DE SEIS LINHAS EQUIVALE A MEIO MINUTO

34)UM MINUTO EQUIVALE A 12 LINHAS DIGITADAS

Fontes: GREETS, Andréa. Manual de Comunicação 2 - A Notícia Popular
PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo Jovem Pan
ROCHA, Adilma. Apostila de Programas Radiofônicos

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