A Relação do Repórter com as Fontes
A honestidade do trabalho jornalístico é a melhor maneira de cultivar as fontes de informação:
- Escolha como fonte de informação a pessoa especializada para cada matéria. Resista à comodidade de ouvir os mais próximos.
- Considere o interesse que a fonte possa ter na veiculação da notícia e confirme a informação.
- Não se baseie em uma fonte só. Quanto mais fontes você tiver ouvido, mais segura será a sua informação, pois ela será transmitida ao ouvinte sob vários pontos de vista.
- Em matérias relacionadas à defesa do consumidor, não represente papel de fiscal, mas de porta-voz. É preciso abordar com cuidado consumidores em geral, industriais e comerciantes.
- Fique sempre atento para não ser manipulado. Muitas vezes, a fonte de informação pode ter como intenção fazer do repórter um "menino de recados" daquilo que ela quer que o ouvinte saiba. Cabe ao repórter distinguir qual informação o ouvinte precisa saber.
- Seja habilidoso e tenha respeito no tratamento com as fontes. Seus nomes devem ser catalogados em agenda,onde devem constar, junto ao nome: cargo, órgão, assunto, endereço, telefones, fax e e-mail.
- Não mude as declarações prestadas e verifique se no momento da edição, a matéria passou aquilo que representa o real ponto de vista da fonte.
Fonte: PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo Jovem Pan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário