sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_X

O gravador, esse grande aliado... - 2ª Parte

Os gravadores estão cada vez menores e os mais comuns medem 6 cm de altura por 10 cm de largura. As fitas normais (as chamadas normal position) são as melhores para gravação. Dois tipos de fitas K-7 que não são recomendáveis para gravar são as high position e as metalizadas.

Para que as fitas sejam graváveis, elas devem estar com as lingüetas postas (as tampinhas que ficam nas extremidades da fita). Quando a fita é colocada no gravador e a gravação é acionada, o nível de gravação é ajustado automaticamente.

Alguns gravadores dispõem do recurso VAS (voice activated system - "sistema ativado pela voz"), que ativa automaticamente a gravação, sem o desperdício de fitas nos minutos de silêncio. Não é recomendável para o Radiojornalismo porque simples vírgulas ou pausas respiratórias "emendam" falas, dificultando na edição. Portanto, é melhor deixar o gravador trabalhando normalmente sem esse recurso.

Botões do gravador:





Funções de cada botão:

Recording = faz a gravação, mas se for acionado junto com o Play e se a fita estiver com as lingüetas postas (ou fita adesiva)
Play = Reproduz as gravações
Fast-Foward = Avança rapidamente a fita
Rewind-Review = Rebobina rapidamente a fita
Stop = Pára gravações e reproduções de uma forma brusca
Pause = Pára gravações e reproduções de uma maneira mais suave

Dicas:

- Quando você colocar uma fita rebobinada no gravador, avance a parte não gravável e deixe no começo gravável da fita. Muitas vezes, gravamos desde o começo e a gente perde um pedaço do que falamos na hora de editar.

- Se você apertar ao mesmo tempo o Rew com o Play, você localiza determinada fala com o som, claro, com a velocidade alterada. Da mesma forma acontece se apertarmos ao mesmo tempo o FF com o Play.

- Alguns modelos de gravador contêm o recurso do medidor de bateria (pilhas), representado por três pequenas lâmpadas. Para a gravação sair perfeita, não deixe o nível ultrapassar a segunda lâmpada.

- As gravações devem ser feitas no volume zero. O microfone não vai deixar de captar os sons e na hora da reprodução, você vai poder ouvir perfeitamente em níveis mais baixos de volume.

- Para evitar apagamento acidental das fitas depois das gravações, retire as lingüetas das fitas com uma chave de fenda. Se você quiser gravar de novo, é só colar fita adesiva nos buracos das lingüetas.

- A manutenção do gravador é feita através da limpeza dos cabeçotes com a ponta de um cotonete embebida num pouquinho de álcool, de preferência, de 10 em 10 horas de utilização.

Fonte: Manual de Instruções Panasonic MIni Cassette Recorder RQ-L30/ RQ-L10

Nenhum comentário: