sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_G

Heron Domingues: sem ele, o Radiojornalismo seria diferente

Boa parte da grande credibilidade do Repórter Esso junto aos ouvintes na época da guerra foi resultado da locução de Heron Domingues, escolhido entre centenas de candidatos para dar voz ao Repórter Esso. Milhares de ouvintes se acostumaram e aprenderam a confiar no estilo de locução de Heron, que passou a ser imitado em todo o País.

Profissional exigente, ele dava atenção às leituras de cada detalhe da notícia - como a pronúncia correta de nomes e palavras estrangeiras, o ritmo das frases para valorizar a informação, e a interpretação do texto para conseguir atrair o ouvinte.

Uma demosntração da força do Repórter Esso junto ao público foi vista no fim da guerra. Apesar de a Rádio Tupi ter sido a primeira emissora a anunciar o pacto de paz, a população só foi às ruas comemorar após ouvir a confirmação da notícia pela voz de Heron Domingues, em uma edição extra do informativo.

Até hoje é bastante comum encontrarmos pessoas que se referem a jornais de Rádio ou TV como "o repórter" ou "deu no repórter" - uma prova de prestígio alcançado tanto por Heron Domingues, quanto pelo Repórter Esso.

Fonte: COSTA, Gilberto e NOLETO, Pedro (coord.). Manual do Radialista que
cobre Educação - Projeto Nordeste - MEC/ Unicef .

Nenhum comentário: