Organograma e Funções de uma Rádio Jornalística
Tomemos como exemplo o da Rádio Jovem Pan:
As equipes de uma rádio, atualmente, por uma questão de custo, estão muito enxutas. Existem grupos de cinco, quatro, e até mesmo de uma única pessoa. Mas as funções abaixo descritas são as que formariam equipes ideais para realizar excelentes trabalhos:
Redator = Sua função básica é redigir, mas em certas ocasiões também seleciona as matérias, revisa o texto, principalmente os boletins.
Pauteiro = Seleciona os assuntos que podem render reportagens, sugere enfoques, prepara perguntas e indica as pessoas a serem entrevistadas. Trabalha vinculado ao chefe dos repórteres.
Repórter = O responsável pela cobertura dos assuntos, buscando a notícia onde ela estiver. Reúne informações, realiza entrevistas e prepara a notícia.
Setorista = Cobre locais que geram assuntos de interesse para a comunidade, como Hospitais, Polícia, Aeroporto, Rodoviária, etc. Suas informações, muitas vezes servem de pauta.
Correspondente = Atua em outros locais, até mesmo fora de seu país. Cobre o noticiário da sua região. É autônomo, mas obedece a pautas.
Enviado Especial = É o jornalista experiente em reportagem e edição, enviado para a cobertura de um fato considerado importante pela emissora.
Locutor = O leitor do script, o texto preparado pela equipe de Jornalismo.
Apresentador = Apresenta programas de acordo com um roteiro previsto, preparado pela produção. Tem autonomia para comentar e fazer análises.
Pesquisador = Atualiza os arquivos das emissoras que têm centros de documentação. A organização de arquivos permite a elaboração de programas especiais e documentários.
Comentarista = Jornalista especializado em determinados assunto. Deve interpretar e opinar sobre fatos atuais de forma que o ouvinte compreenda.
Analista = Escreve crônicas ou textos sobre assuntos específicos, estabelecendo a ligação do acontecimento.
Radioescuta = Ouve a concorrência para saber o que elas estão noticiando. Grava os noticiários, transcreve e distribui para a redação depois de checar a veracidade dos fatos.
Editor = Seleciona as notícias de sua editoria, revisa, faz as montagens e a redação final. Também determina o tempo que cada matéria deve ter.
Editor de horário = Em cada período (manhã, tarde, noite ou madrugada), ele se responsabiliza pelo Jornalismo. É subordinado ao editor-chefe.
Editor de reportagem = Recebe as reportagens gravadas, ouve-as e edita de acordo com a importância da matéria. Ele também escreve o texto da introdução e/ou ligação para as reportagens que editou.
Editor do jornal = Dá a palavra final quanto ao conteúdo do jornal, coordena, acompanha a exibição e altera sempre que for preciso.
Chefe do Departamento = Cuida do administrativo (contratos, verbas,etc.). Esquematiza coberturas e determina a linha editorial e nas grandes coberturas, entra como repórter.
Chefe de Reportagem = Determina a pauta. Também é chamado de pauteiro.
Assistente do Chefe de Reportagem = Ajuda o chefe na distribuição de pautas, no repasse das matérias dos repórteres para os editores, faz os contatos, marca as entrevistas, etc. Também é chamada de assistente de produção.
*Observa-se que em algumas funções existem contornos pouco definidos em vários aspectos. A delimitação específica das funções depende dos critérios de cada emissora.
Fonte: PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo Jovem Pan
ROCHA, Adilma. Apostila de Programas Radiofônicos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário