sábado, 28 de março de 2009

Rádio_Manual_D

O perfil de um radiojornalista

Fazer rádio é exercer um trabalho para a comunidade. Um radiojornalista competente deve combinar o talento tradicional do repórter com as habilidades exigidas pelo rádio, ou seja, aliar a compreensão fácil do idioma, se sair bem de situações complicadas e "faro" para as notícias, competência para saber o que rende e o que não rende.

O radiojornalista deve se sentir à vontade com os equipamentos e as técnicas radiofônicas (tanto as antigas, quanto as novas). Isso significa editar fitas, copiar áudios, gravar boletins com voz e som ambiente, ler o noticiário ao vivo e conduzir entrevistas.

E mais: o profissional do Radiojornalismo deve ser versátil, ter competência técnica, ser capaz de trabalhar sob a pressão do tempo e carga emocional para enfrentar, ao mesmo tempo, um desastre e uma notícia alegre. O radiojornalista deve ser capaz de redigir uma nota segundos antes dela ir ao ar.

O jornalista de rádio amplia a sua versatilidade, pois nas redações de rádio, que estão cada vez mais enxutas, não existem especialistas em Política, Economia ou Cultura. Todos fazem tudo. Por isso, é pecado mortal proferir a seguinte frase: "Essa não é a minha função"!

Fonte: CHANTLER, Paul & HARRIS, Sim. Radiojornalismo

Nenhum comentário: