Tipos de Noticiários
A programação jornalística de rádio pode se expressar em várias formas de apresentação. As principais são as seguintes:
NOTA = Texto pequeno, de cinco a oito linhas, com informação rápida e objetiva, para ser lido em intervalos da programação musical.É uma forma de manter o ouvinte atualizado sobre assuntos variados.
BOLETINS = Textos com notícias sobre um mesmo tema. Geralmente são breves e regulares, apresentados durante a programação como forma de acpompanhar um evento. Desde cedo, o jornalista deve redigir boletins para informar o horário, o local, os convidados, transmitir ao vivo e fazendo entrevistas.
JORNAL FALADO = É a reunião das principais notícias do dia ou da semana. Dura entre cinco minutos e meia hora. O jornal falado tem divisões bem definidas, com a apresentação de notícias locais, nacionais, esportivas e culturais. O ideal é que o jornal seja lido por dois locutores: isso dá mais ritmo e agilidade às notícias e evita a monotonia.
MANCHETES = As três ou quatro notícias mais importantes merecem destaque na forma de manchetes (frases de apenas uma linha). As manchetes abrem a edição de um jornal falado e anunciam ao ouvinte os principais fatos do dia.
COMENTÁRIO = É a opinião de alguém que conheça bem o assunto que comenta. O comentarista influencia o ouvinte. Um comentário nunca é neutro. Sempre emite juízo de valor.
EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA = Informação que entra no ar a qualquer momento, geralmente no formato de notas, interrompendo a programação quando a notícia for urgente.
USO DE RECURSOS SONOROS = todo programa deve começar e terminar com trechos musicais. Isso permite que, já na abertura, o programa seja identificado imediatamente pelo ouvinte. Esses recursos compensam as limitações do rádio, que só mexe com um sentido (a audição) e colaboram para a criação de "imagens" auditivas.
Fonte: COSTA, Gilberto e NOLETO, Pedro (coord.). Manual do Radialista que
cobre Educação - Projeto Nordeste - MEC/ Unicef .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário