terça-feira, 5 de maio de 2009

Livro_Hiroshima

Resenha
O livro é excelente em rigor literário.
Traz a reportagem clássica de John Hersey sobre a bomba atômica que devastou a cidade de Hiroshima. Faz um retrato de seis sobreviventes da bomba atômica, escrito um ano depois da explosão.
Quarenta anos mais tarde, o repórter reencontra seus entrevistados.
Através de uma abordagem humanizada o autor mergulha sobre as vidas de 6 pessoas, que naquele fatídico dia enfrentaram os piores martírios e horrores de suas vidas e talvez os maiores da humanidade até o momento.

A história relatada das ruas de hiroshima permite uma visão do núcleo dos acontecimentos partindo para fora com os desdobramentos. O relato não se trata de termos técnicos ou e nao tem a bomba como atriz principal. O grande mérito do livro é o relato pelo sofrimento calado e resiliente daquelas pessoas que apesar de esperar o pior, nunca conseguiriam explicar os efeitos destrutivos da natureza humana sobre si mesmos.
O que pode-se dizer é que quando o Enola Gay sobreava hiroshima, Deus não o viu passar e assim o homem deu asas ao seu "pequeno bebê" que por sua vez aniquilou vidas na mesma fracao de segundo que seu próprio Deus as criou. Sinal dos novos tempos?

Nenhum comentário: